A concepção surgiu de uma necessidade perceptível, a partir da aquisição de uma tecnologia inovadora e precursora no Brasil, pelo dentista e Prof. Ms. Luís Mário de Melo Lopes, depois de ingressar numa “viagem” de conhecimento à respeito do assunto. Ele já havia se deparado com cenário similar há mais de uma década atrás, época no qual foi um dos precursores da tecnologia Laser de alta intensidade (cirúrgico) no nosso país.

Na área do Laser, no intuito de unir um grupo de profissionais, diminuir distâncias e fomentar a ciência, o Prof. fundou e presidiu o Fórum Latino-Americano de Laser em Odontologia por duas edições (sediadas no Brasil) e foi presidente de honra na 3ª edição em nosso país vizinho, o Peru.

Com a tecnologia CAD/CAM o cenário pareceu se repetir: uma ferramenta fantástica, porém poucos profissionais dominando o assunto e com conhecimento necessário para formar e capacitar.

Como toda tecnologia à princípio provoca “desconfiança”, o Prof. Luís Mário deu início às investigações a respeito desta chamada tecnologia digital em meados de 2014. Durante sua busca por mais informações, fez viagens à Santos (SP) para conhecer o que na época era um avanço fabuloso: a integração da tomografia e o CAD/CAM CEREC para realização de planejamentos totalmente digitais na produção de guias cirúrgicos.

O processo de busca por conhecimento acerca do assunto não parou por aí. Já impressionado com o que a tecnologia 3D poderia proporcionar, no mesmo ano foi a convite da Dra. Gisele Elias para Goiás conhecer o admirável e avançado Centro APRIMORA de Reabilitação Oclusal. Lá ele teve a oportunidade de sentir, durante três dias, todo o potencial, versatilidade e funcionalidade que a odontologia digital poderia proporcionar à uma clínica e os seus profissionais. Naquele momento, a Dra. Gisele foi de fundamental importância na transmissão dos conhecimentos técnicos e comerciais necessários para trilhar uma jornada na odontologia digital. Ali Prof. Luís Mário falaria e convidaria a primeira pessoa para iniciar e encabeçar a formação de uma “LIGA científica”, a qual uniria usuários em seu objetivo principal: conhecimento. Porém, não obteve êxito no convite alegando ela impedimentos profissionais.

Com a decisão tomada de absorver tal tecnologia para a sua vida odontológica, realizou a aquisição do sistema CEREC (Omnicam e fresadora MCXL), de agosto de 2014 para frente partiu para a trajetória de conhecimento sobre a odontologia digital e sobre as ferramentas do sistema CEREC, na recém instalada Academia Dental no escritório da SIRONA em São Paulo.

Percebeu um mundo verdadeiramente novo a sua frente e muito a se aprender! O CD Luís Mário sentiu como que estivesse “vendo um mesmo filme” que vira há quase duas décadas atrás com a tecnologia Laser na odontologia. Foi em meio a esse clima que durante os módulos de ensino na Academia Dental da SIRONA, ele viria a conhecer novos colegas com os quais, num breve futuro, juntos, trilhariam uma bela história na odontologia digital.

No início de 2015, já finalizado os módulos introdutórios de treinamento devidos, o CD Luís Mário sentiu ainda mais a necessidade da busca por mais capacitações a fim de “tirar o máximo” de proveito do fantástico equipamento CEREC. Foi quando, em conversas com as amizades que fez em São Paulo (Patrícia Cunha, Demétrio Taketa, Júlio Becker, Felipe Becker, Ronaldo Figueira, Rodrigo Farcilli, Eugênio Jucá) foi levantada a possibilidade de realização de um Meeting CAD/CAM. Num segundo passo, contato foi feito com os fantásticos profissionais e novos amigos, na época, os treinadores da SIRONA Daniel Kayatt e Rodrigo Bicalho, que se juntaram em torno da proposta para a realização do nosso primeiro Meeting CAD/CAM, a ser realizado em Recife ente os dias 31 de julho a 2 de agosto de 2015, ambos já sendo convidados como ministrantes, que de pronto aceitaram o convite entendendo e “comprando” a ideia do projeto.

Nesta primeira edição (I Meeting CEREC) não se contava com muitos recursos e muito menos apoios  de empresas, tudo foi realizado com muita força de vontade e pelas amizades em torno de uma necessidade e de um ideal de união de uma nova classe que estava por iniciar: o dentista da era digital (que despertou interesse espontâneo do gabaritado TPD Marcos Celestrino, que viria como convidado abrilhantar nosso projeto).

Como já era planejado, durante o I Meeting, o qual contou com a participação de profissionais de nove estados do Brasil e aproximadamente 50 participantes, fomos alinhando os pensamentos e ao término do evento foi realizada a reunião onde se deu a criação da LIGA CEREC, que por voto dos participantes elegeram o Prof. Luís Mário Lopes e o Dr. Eugenio Jucá como presidente e vice-presidente respectivamente para a gestão de um período de dois anos. A Liga foi então criada tendo como objetivos: unir usuários, fomentar a tecnologia, promover e divulgar cursos, pesquisar e desenvolver novas técnicas, e a criação de uma plataforma de aprendizado contínuo através de ferramentas de mídia social (Whatsapp), onde se possibilita desde um simples compartilhamento de casos, passando pela troca de experiências, dúvidas, divulgação de cursos e eventos, até compras coletivas e outros assuntos inerentes ao uso dos sistemas CAD/CAM. O grupo formado no Whatsapp em 2015 já está em sua terceira expansão dentro da plataforma e continua semanalmente crescendo. Constituiu-se de uma excelente ferramenta para os usuários desta tecnologia. Outro meio de comunicação da LIGA, é o Facebook (ligacerec) que possui, até então, mais de 1.200 membros.

Consolidando nosso projeto e idealização filosófica da LIGA CEREC, estamos trabalhando na criação de nosso site, o qual irá tornar-se referência nacional para os interessados na tecnologia CAD/CAM. Além disso, nosso Meeting já está em sua V edição (Meeting da LIGA – ABOD – 2019, Belo Horizonte/MG), e em sua edição anterior, sediada em São Paulo, estiveram presentes 300 participantes entre usuários e não usuários do sistema CAD/CAM.

Temos muito a progredir e objetivos estão continuamente sendo traçados, tudo pautado no trabalho em equipe e na união de um grupo de profissionais em busca de avanços na odontologia atual.

A tecnologia CAD/CAM é uma realidade, uma evolução e uma “onda” que não há como se represar. Sabemos que hoje somos menos de 1.700 usuários no Brasil. Estamos no início desta “onda tecnológica”, ainda nos consideramos precursores, haja vista o número de dentistas em nosso país. Cientes de tudo isso e dos benefícios que esta evolução na odontologia nos oferece, estamos dedicados a participar de forma ativa no crescimento desta massa crítica de profissionais. E, por não acreditar que sem união não se vai ao longe, fazemos o máximo para termos usuários e empresas juntos participando desta fantástica revolução tecnológica na odontologia.